Você de volta ao controle

Alertas

Consulta médica

Diante da suspeita de disfunção erétil, é fundamental procurar um especialista para fazer o diagnóstico correto. O profissional mais adequado para essa investigação é o médico urologista, que trata do sistema urinário de homens e mulheres e também do sistema reprodutor masculino.

Na primeira consulta, o urologista irá analisar o histórico de saúde do paciente e seus hábitos - como prática de atividades físicas, tipo de alimentação e consumo de álcool e de drogas. Porém, para chegar ao diagnóstico, o médico irá solicitar alguns exames de avaliação dos sistemas urológico, nervoso, endócrino e vascular, que irão revelar as causas da disfunção erétil.

Em geral, são feitos exames de dosagens hormonais e de avaliação do fluxo sanguíneo do pênis por meio de ultrassonografia.

De acordo com o resultado, o urologista poderá sugerir o acompanhamento conjunto de outros especialistas no tratamento ou, ainda, requisitar a troca de alguns medicamentos que podem estar relacionados ao aparecimento da disfunção erétil. O tratamento será prescrito somente depois de toda essa avaliação.

Se não houver causas físicas, o paciente deve ser encaminhado a um terapeuta, para que sejam identificadas as questões emocionais.


destaques

Copyright © 2014 Sociedade Brasileira de Urologia
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ketchum.